RDC E MADAGÁSCAR: DOIS EXEMPLOS DE TRANSIÇÃO POLÍTICA PACÍFICA EM AFRICA?

21 de Janeiro de 2019

Com a recente eleição de Félix Tshisekedi (RDC) e Andry Rajoalina (Madagáscar), os congoleses e os malgaxes conseguiram a primeira transição política pacífica nos seus países desde a independência das respectivas repúblicas nos anos 60.
No caso dos congoleses, há que reconhecer em Joseph Kabila Kabange um exemplo de coragem em abandonar o poder quando podia usar de artimanhas para perpetuar uma ditadura cujo fim só ocorreria por violência como já era normal desde o tempo de Mobutu. Há que concordar com o epíteto de pai da democracia congolesa.
Resta saber se os dois povos estão dispostos a dar exemplo de convivência pacífica com os anteriores governantes, sendo tolerantes com as suas intervenções sociais e políticas, de modo a termos o exemplo multiplicado pelas diversas democracias africanas.
Sou daqueles que acredita que se os povos africanos aprendem a perdoar os seus maus líderes, a pacificação se torna uma realidade, os motivos que suportam os ditadores desaparecem naturalmente e com essa atitude nascem finalmente os Estados de Direito em África!

Comentários

Mensagens populares deste blogue